bio

Nascido em 1988…

Diego mini

Escrevo desde os 12, mas só descobri que meus escritos eram poesias alguns anos depois. Fui o ultimo aluno da turma que aprendeu a escrever, naquela época não se sabia sobre dislexia. Depois que eu aprendi a escrever, não quis mais parar.

Aprender a ler foi uma tarefa mais gostosa: minha tia Ivone, sempre que podia, me levava para ir trabalhar com ela, que vendia artesanatos pelo centro de São Paulo e também pelos litorais. Nos ônibus e trens da vida, ela me fazia sentar no lado da janela e me perguntava o que estava escrito nos muros que passavam ligeiramente no trajeto. Eram placas, nomes de lojas, cartazes, pichações… Tudo ela me instigava a ler, refletir… Tia Ivone é uma artista plástica, que ganhava a vida fazendo artesanatos. Aprendi a ler na escola, mas a ajuda dela foi fundamental para o meu desenvolvimento.

Aos 16 anos comecei a trabalhar para os comércios… Só parei aos 25. Paralelamente eu fomentava eventos artísticos na comunidade em que vivo, mas com 25 anos eu me vi encorajado a lançar o meu primeiro livro de poesias: “Outra Realidade”.

Dos 25 anos pra cá, eu dedico o meu tempo estudando, me conectando com as coisas que acredito valer, e fazendo arte pro meu coração e povo sofrido e batalhador.

Lancei o livro Outra Realidade em 2015, limitado, poucas edições. E em 2018 relancei o livro numa edição especial, pela distribuidora Clube de Autores, independente, envolvendo todas as poesias do primeiro livro e muitas outras, incluindo artes visuais no conteúdo.

Lancei o livro Outra Realidade em diversos saraus, bibliotecas, casas de cultura, escolas e ruas.

Em 2019 realizei oficinas de escrita criativa na biblioteca pública municipal Erico Verissimo, localizada na minha comunidade Cohab de Taipas, São Paulo-SP. E no mesmo ano, paralelamente às oficinas, realizei o sarau A Arte Liberta! todas as sextas-feiras, no mesmo local.

Em 2020 decidi aprimorar a minha comunicação ao conhecer o Teatro Essencial, da formidável atriz e diretora Denise Stoklos. Um presente dos Deuses da arte me fez conquistar uma bolsa de estudos na escola de Denise Stoklos e venho desempenhando o workshop online semanalmente. É incrível o poder do Teatro Essencial no desenvolvimento humano! Me sinto grato e empenhado a melhorar. Entrei em 2020 focado em aprender mais e assim tem sido, em plena pandemia…

No final de 2020 e início de 2021 lanço duas novas obras literárias: “Bicho Poeta” e “cabocly”, realizados de maneira totalmente independente e vendidos nas maiores lojas, pelo Clube de Autores.

E em 2021 o SARAU A Arte Liberta segue firme e forte, agora ONLINE!

_

Confira algumas fotos do meu trabalho realizado em escolas e equipamentos culturais de São Paulo: